Especialista dá cinco dicas para manter a equipe do cartório motivada

seguro de vida

Especialista dá cinco dicas para manter a equipe do cartório motivada

O atendimento de excelência é um dos principais fatores para o sucesso de todo empreendimento. Dessa forma, uma equipe do cartório motivada e preparada para o ofício é fator decisivo para aprimorar a experiência do seu usuário. Para o consultor e especialista em cursos de gestão para cartórios, Fabio Kalil, este trabalho deve visar um objetivo único: o encantamento do cliente.

Sendo assim, é necessário entender o impacto da união entre os colaboradores para a qualidade do serviço prestado. “Em um trabalho em grupo, as entregas são resultado do esforço individual. Já no trabalho em equipe, as entregas são decorrentes da atividade coletiva. A união é um dos fatores que compõe a excelência no trabalho, junto do propósito e habilidades complementares”, explica Kalil.

Para o consultor, cinco aspectos são essenciais para manter a equipe do cartório unida e motivada. Confira:

1- Ter um propósito em comum:

As pessoas trabalham melhor quando sabem os motivos pelos quais estão saindo de suas camas todas as manhãs. “Passamos cerca de 35% do nosso tempo em função do trabalho”, explica Kalil. Assim, é necessário conhecer o objetivo maior.

O foco da equipe do cartório pode ser, por exemplo, fazer a diferença na vida das pessoas. Os usuários interagem com um cartório em momentos importantes de suas vidas, como casamento ou aquisição de algum bem. Portanto, compreender o impacto de sua atuação na vida das pessoas pode ser uma grande motivação.

2- Realizar reuniões periódicas de resultados ou prioridades:

Uma maneira de manter os colaboradores motivados é mostrando como estão os resultados. O rendimento pode ser acompanhado por meio de reuniões semanais ou quinzenais. Do mesmo modo, apresente as oportunidades de melhoria, o que está funcionando e as prioridades. “Estas conversas são riquíssimas e geram impacto direto no rendimento da equipe do cartório”, explica Kalil.

Indicadores são fundamentais para saber se o negócio está indo bem ou não. Entretanto, é necessário tomar ações sobre eles, para assim buscar melhorias. Tempo médio de espera, tipo de atendimento, quantidade de clientes atendidos, faturamento e índice de satisfação podem ser observados.

3- Liderança presente:

Líderes que entusiasmam podem fazer grande diferença no dia a dia, engajando a equipe do cartório. Gestores precisam indicar o norte para seus colaboradores. Porém, cobranças excessivas podem inibir talentos e prejudicar resultados.

“O gestor é, em essência, responsável por atrair, reter e reconhecer talentos. Para reter, é necessário alinhar as expectativas sobre o trabalho e constantemente fornecer feedback sobre o desempenho. Da mesma forma, deve oferecer treinamentos e orientações para melhorias no futuro”, ressalta.

4- Tenha os processos definidos e claros:

Os colaboradores, em geral, trabalham melhor quando as estratégias e objetivos estão claros. A organização é decisiva na melhora da produtividade. É necessário estar atento ao nível de comunicação, tanto interna quanto externamente. “Tudo começa por aí: sem comunicação, o restante do atendimento fica prejudicado”, acrescenta Kalil.

5- Reconheça quem faz a diferença na equipe do cartório:

Não existe nada mais motivador do que ser reconhecido pelo bom desempenho ou atividade em que você superou as expectativas. Os funcionários esperam crescer e se desenvolver. Para isso, o gestor tem um papel crucial ao desenvolver e reconhecer os talentos que gerencia.

De acordo com o consultor, o gestor deve, acima de tudo, estar atento à atuação de cada colaborador. “Para aqueles que estão entregando acima do seu escopo, vale o reconhecimento. Mas não necessariamente financeiro: existem várias maneiras de se reconhecer um colaborador. Já para aqueles que estão abaixo do esperado, traçar um plano de correção e acompanhamento pode ser um caminho”, finaliza.

Para ficar por dentro de mais informações e dicas, acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

No Comments

Post A Comment