Quer quitar as dívidas? Conheça os 5 principais passos

Quer quitar as dívidas? Conheça os 5 principais passos

Contas acumuladas trazem preocupação para todos, mas qual a melhor forma de organizar sua vida financeira? Na busca por quitar as dívidas, você pode ser surpreendido com a inclusão de seu nome em instituições de registro de inadimplência. Por isso, nunca é tarde para buscar a regularização das finanças e adotar práticas mais responsáveis no uso do crédito. Confira abaixo cinco dicas que podem te ajudar:

1- Negocie com seus credores:

O primeiro passo para quitar as dívidas é demonstrar que você está interessado em regularizar a situação. Isso pode ajudar muito na hora de renegociar com os seus credores. As instituições financeiras geralmente estão abertas para negociar, oferecendo melhores

taxas ou baixando os valores. Mas atenção: é importante que o valor da parcela caiba no seu orçamento, evitando novo endividamento.

2- Para quitar as dívidas, organize seus recursos:

O controle mensal das finanças é fundamental para que você entenda como seus recursos estão sendo gastos. Assim você evita desperdícios e pode se planejar com mais eficiência. E, acima de tudo, reavalie como está utilizando o seu dinheiro, mudando hábitos de consumo se necessário. De nada adianta quitar as dívidas e logo em seguida fazer novas que possam ser evitadas.

3- Evite parcelamentos desnecessários:

No processo de quitar as dívidas, é importante evitar longos parcelamentos, especialmente aqueles desnecessários. E fique atento aos cartões de crédito! O importante é pagar a fatura na sua totalidade e no dia do vencimento, evitando assim o endividamento e juros.

4- Coloque as contas no débito automático:

Com o débito automático, você cadastra gastos recorrentes, como contas de água e luz, e assim evita atrasos no pagamento e juros de boletos atrasados. O cadastro pode ser feito sem sair de casa, por meio do internet banking ou de aplicativos das empresas.

5- Defina metas financeiras:

Ter metas financeiras é fundamental para quitar as dívidas e alcançar seus objetivos. Estabeleça valores máximos para passeios ou outros gastos não prioritários, ou quantias a serem guardadas mensalmente. Assim, você evita novos endividamentos e pode até mesmo investir algumas de suas economias.

Quer saber mais?

Nos acompanhe também pelo Facebook e Instagram!

Imagem de Lucia Grzeskiewicz por Pixabay

No Comments

Post A Comment