Planejamento financeiro: confira dicas para organizar seu orçamento

Planejamento Financeiro Dicas

Planejamento financeiro: confira dicas para organizar seu orçamento

Com o início de um ano ainda muito incerto, devido aos desdobramentos da pandemia da Covid-19, muitos se preocupam em formas de melhor organizar o seu orçamento. Isso tudo, claro, a tempo de lidar com as principais contas do ano: IPTU, IPVA, material escolar, entre outros. Para isso, a sua Sicredi Credenoreg separou quatro dicas para aprimorar o seu planejamento financeiro. Confira:

1 – Se adapte ao cenário atual antes de realizar o planejamento financeiro

De acordo com as dicas de educação financeira em tempos de Covid-19 do Banco Central do Brasil (BCB), muitas famílias tiveram seu cenário de renda alterado, algumas passando por perda financeira em 2020. Por isso, a indicação primeiramente, é avaliar o próprio cenário de faturamento atual, antes de iniciar qualquer planejamento financeiro de longo prazo. Para isso, o Banco indica algumas constatações que devem ser confirmadas nesse momento:

  •             Analise o real impacto na sua nova renda;
  •           
  •             Coloque na balança todas as dívidas que possui;    
  •            
  •             Tente   renegociar e avalie os impactos de não pagar as prestações;    
  •            
  •             Coloque na ponta do lápis todas as contas e defina quais são prioridades;
  •           
  •             Como será sua renda em 2021? Analise as possibilidades e se programe.          
  •  
  •  

2 – Tenha uma reserva de emergência e saiba como usá-la

Ao se deparar com os desafios do ano passado, ficou cada vez mais claro a importância de se preparar para momentos como esse. Sendo assim, seu planejamento financeiro deve conter uma quantia destinada à reserva de emergência. Segundo orientações da BCB, o valor deve ser usado em situações excepcionais, como por exemplo: perda temporária de renda, doenças na família ou acidentes domésticos. O segredo é reservar e saber utilizar quando necessário.

3 – Avalie com sabedoria antes de comprar

Uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) aponta que seis em cada 10 brasileiros compram por impulso. Para isso, a dica da Sicredi Credenoreg é: economize primeiro e só depois gaste. E tente sempre, que possível, se planejar e pensar antes de efetuar qualquer compra, refletindo sempre se o ato vai de acordo com a sua programação financeira de início do ano.

4 – Saiba como fazer os cálculos

Um importante conhecimento na hora de fazer o planejamento financeiro, é como calcular os seus gastos. Segundo as dicas do Banco Central as despesas nunca devem ser superiores às receitas. Além disso, o indicado é que os ganhos sempre superem as despesas. Desta forma, é possível formar uma poupança ou até mesmo focar em outros investimentos. Afinal, a ideia é alcançar outros sonhos importantes, seja uma casa nova ou uma viagem, por exemplo. Por isso o cálculo indicado é o seguinte:

Receitas – Despesas = Poupança

Gostou das dicas? Então, leia também: Contas do início de ano: conheça soluções para se organizar

No Comments

Post A Comment