5 Dicas de como planejar orçamento familiar

Imagem Orçamento Familiar

5 Dicas de como planejar orçamento familiar

Com um novo ano começando, muitos aproveitam para planejar o orçamento familiar anual. Porém, algumas dúvidas podem surgir nesse momento. Por isso, é importante se atentar e buscar o máximo de informações sobre o assunto. Confira a seguir 5 dicas de como planejar orçamento familiar.

1 – Tenha em mente de para aonde está indo o seu dinheiro

De acordo com o Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central, é importante sempre refletir sobre: de onde vem e para onde está indo o meu dinheiro? Pesquisas indicam que grande parte da população não sabe como gastar o seu dinheiro. Além disso, não sabem o quanto gastam em cada grupo de despesas, como por exemplo, alimentação, moradia, educação, saúde, entre outros. Sendo assim, é importante anotar todas as receitas e despesas. Essas informações ajudam a obter respostas para essas perguntas e consequentemente a controlar os gastos da família.

2 – Entenda a importância do orçamento

É comum, algumas vezes, se questionar se é realmente importante realizar um orçamento. E a resposta é sim. Segundo o Banco Central planejar o orçamento familiar é uma ferramenta que contribui para a realização de sonhos e projetos. Ou seja, para se ter um bom planejamento é necessário saber onde se quer chegar. Delimite suas metas com base nos seus desejos. Conforme as dicas do Caderno Financeiro, isso irá te ajudar a conhecer e definir os seguintes itens:

  • A realidade financeira de sua família;
  • Quais projetos desejam colocar em prática;
  • Definir as prioridades;
  • Se organizar;
  • Administrar os imprevistos;

3 – Não gaste antes de ganhar

Essa dica é muito importante para aqueles que possuem o hábito de gastar por impulso. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), seis em cada 10 brasileiros compram por impulso. Dessas compras, a maioria delas são consideradas desnecessárias. Por isso, é importante ganhar primeiro o seu salário e somente depois gastar. Desta forma, também fica mais fácil fazer compras à vista, evitando parcelamentos longos e gastos com coisas supérfluas. Tenha sempre isso em mente na hora de planejar o seu orçamento familiar.

4 – Saiba como fazer os cálculos na hora de planejar o orçamento familiar

Um importante conhecimento na hora de fazer os planejamentos, é como calcular os seus gastos. Segundo as dicas do Banco Central as despesas nunca devem ser superiores às receitas. Além disso, o indicado é que as receitas sempre superem as despesas. Desta forma, é possível formar uma poupança ou até mesmo focar em outros investimentos. Afinal, a ideia é alcançar outros sonhos importantes no âmbito familiar, seja uma casa nova ou uma viagem, por exemplo. Por isso o cálculo indicado é o seguinte:

Receitas – Despesas = Poupança

5 – Invista em educação financeira

Enfim, a última dica também é muito valiosa, afinal, conhecimento sobre educação financeira nunca é demais. Procure sempre ler publicações de órgãos ou empresas que são referências no tema. Desta forma, é possível criar uma cultura entre todos da família, para que possam estar alinhados aos conceitos de educação financeira. Assim, todos estarão juntos em prol de sonhos e projetos familiares. A Sicredi Credenoreg possui um Guia de Aplicação Financeira gratuito. O material possui dicas de como investir de forma segura e rentável.

Gostou das dicas? Então, conheça também 5 vantagens do cooperativismo.

No Comments

Post A Comment